quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Principais tipos de Sakê



Junmai-shu – É o sakê mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é “polido” de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.

Honjozo-shu – T...em pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o sakê mais suave. O arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.

Ginjo-shu – O arroz é “polido” para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas. Além disso, esse sakê é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo.

Daiginjo-shu – Através do polimento, o arroz perde pelo menos 50% de seu volume original, chegando em alguns casos a perder até 65%. É um tipo de sakê que exige muito trabalho em cada nível do processo.

Namazakê – É o sakê que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.

Nigori-zakê – Não é filtrado.

No Japão, o termo sakê é mais abrangente e pode significar qualquer bebida alcoólica, distinguindo-se frequentemente a bebida japonesa como “nihonshu” (literalmente sakê do Japão) ou “seishu”.

Os sakês mais comuns que não estão na nesta lista são chamados de futsuu-shu, enquanto aqueles produzidos regionalmente em pequenas escala, de jizake.

Fonte: Cultura Japonesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário